Após incorporar SLW, corretora Guide continua buscando novas aqui...

15-05-2015  –  11:11:35

 

Depois da incorporação da carteira de clientes e da equipe de analistas da SLW, anunciada no final de março passado, a corretora de valores Guide Investimentos continua olhando o mercado em busca de novas aquisições ou parcerias. “O mercado de corretoras está passando por um forte processo de consolidação em 2015. Tem corretora demais para mercado de menos”, diz Alexandre Atherino, diretor executivo da Guide, que é uma corretora controlada pelo Banco Indusval & Partners voltado para clientes pessoa física de alta renda.

Com a aquisição da carteira da corretora SLW, a Guide chega a uma carteira com 10 mil clientes e ativos sob gestão da ordem de R$ 4 bilhões. A SLW contava com uma carteira de 6 mil clientes, a maioria pessoa física, com ativos de R$ 1,6 bilhão. A meta da Guide é alcançar 13 mil clientes até o final de 2015 e, para isso, não descarta novas aquisições. “Estamos atentos às oportunidades para incorporar carteiras de outras corretoras”, diz Atherino.

O executivo explica que há diversas empresas com intenção de deixar o mercado de corretagem de valores devido ao fraco movimento da bolsa doméstica nos últimos anos. Com isso, o negócio de corretagem de ações tem apresentado prejuízo para a maioria das corretoras, por isso, as empresas estão buscando diversificar os setores de atuação. Outro exemplo anunciado nesta semana, foi a saída da tradicional corretora Souza Barros do negócio de corretagem.

Atherino explica ainda que nos últimos dois anos, diversas corretoras já analisavam propostas de venda ou fusões de carteira, porém, os processos de reestruturação esbarravam em passivos das empresas com a Receita Federal. Contudo, com a edição da MP 656, no início deste ano, foi aberta a oportunidade para o financiamento de dívidas com a Receita Federal. Com a adesão da maioria das corretoras ao financiamento, foi possível definir com maior exatidão o tamanho do passivo de cada empresa. “Há pouco tempo atrás ninguém sabia do tamanho do problema de cada corretora com a Receita. Agora todos já sabem qual é o tamanho do passivo”, diz Atherino.