03-02-2017 – 15:13:20
A Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) lançou um canal online de denúncias para o Comitê de Ética. Trata-se de uma ferramenta que agilizará o recebimento de denúncias e a apuração de violações (eventualmente cometidas por associados) às normas do Código de Conduta da Ancord. Estão subordinados às normas: corretoras, distribuidoras, assets, bancos, corretoras de câmbio, agentes autônomos de investimento e funcionários de corretoras, desde que sejam associados à Ancord. Entre as penalidades previstas estão advertência, censura pública e exclusão do quadro de associados.
Entre os tipos de denúncia disponíveis no formulário do canal online, destacam-se: realização de negócios sem autorização do cliente; quebra de sigilo; oferta de produtos ou realização de operações em desacordo com perfil do cliente; propaganda enganosa; conduta antiética no atendimento ao cliente; práticas anticompetitivas; e venda casada. Há também um campo para detalhar a denúncia. As informações fornecidas através do novo canal serão enviadas para o Comitê de Ética que analisará os pedidos de acordo com o Código de Conduta da Ancord, garantindo o devido tratamento sigiloso e confidencial dos dados.
No caso de denúncias que não estejam enquadradas pelo Código de Conduta, o denunciante será orientado a entrar em contato com órgão competente ou o Comitê encaminhará o caso à entidade responsável. “Queremos contribuir para o aprimoramento dos mercados de capitais e financeiro e propiciar um ambiente de confiança e transparência”, afirma Eduardo Lobo Fonseca, presidente do Comitê de Ética da Ancord.