17-11-2016 – 16:21:02
A Associação Brasileia das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap) realizaram na semana passada um workshop para debater as instruções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 578 e 579, que regulam o mercado de fundos de investimentos em participações (FIPs). Na ocasião, representantes da CVM fizeram apresentações para esclarecer dúvidas do mercado acerca das normas.
O superintendente de desenvolvimento de mercado da CVM, Antonio Berwanger, destacou que a elaboração das duas normas levou em conta as sugestões do mercado, sendo considerados os prós e os contras dos pleitos e atendemos parte deles. “Trabalhamos em parceria com o mercado sem perder de vista a necessidade de supervisionar e fiscalizar”, explicou.
O workshop também falou sobre a autorregulação dos FIPs. A Anbima desenvolveu cinco anos atrás, em conjunto com a Abvcap, um código de autorregulação dessa indústria para definir parâmetros operacionais para administradores, gestores e distribuidores de FIPs. O documento, agora, deve ser revisto. “O mercado evoluiu ao longo do tempo e, com a edição da 578 e da 579, vimos a oportunidade de reformular o código”, disse o presidente da comissão de acompanhamento de FIP/FIEE da Anbima, Ronaldo Hirata.