Ação da Petrobras é novamente a mais recomendada por bancos e cor...

01-06-2017 – 16:34:21

 

A ação da Petrobras foi novamente a mais recomendada por bancos e corretoras em suas carteiras de ações sugeridas para junho; de dez casas, oito colocaram os papéis da companhia em sua lista de preferências. Foram considerados no levantamento as carteiras da BB Investimentos, Bradesco, Citi, XP, Guide, Magliano, Terra Investimentos, Planner, Geração Futuro e Coinvalores. O papel da petroleira já havia liderado as indicações dos especialistas em março, abril e maio de 2017. Logo em seguida, com sete indicações, aparecem as ações do Itaú, que também tem entrado com recorrência nas carteiras recomendadas das instituições financeiras nos últimos meses. Também tiveram destaque, com cinco indicações cada, Vale e Klabin. Com quatro indicações cada ficaram empatadas B3, Cosan, Gerdau e Taesa. E com três indicações aparecem AES Tietê, Ambev, Hypermarcas, Itausa, Lojas Americanas e Raia Drogasil.

Sobre a Petrobras, os analistas da Guide escrevem em relatório que ainda enxergam muito valor para ser destravado na estatal. “Vemos como sinais positivos o choque de governança implementado pelo novo presidente da estatal, Pedro Parente”, avaliam os especialistas. Eles dizem ainda que, no atual cenário, o governo vem concretizando mudanças relevantes beneficiando a petrolífera, como a indicação de executivos técnicos, sem vínculo político; a criação da lei da responsabilidade das estatais; e a mudança na lei de Partilha do pré-sal. “No curto/médio prazo, o desempenho do ativo pode sofrer influencia da cotação do preço do petróleo, principalmente com a nova política de preço do combustível anunciado pela estatal”.

Em relação ao Itaú, os analistas da XP entendem que a empresa conta com uma gestão extremamente competente, voltada para a eficiência em suas operações e geração de valor para os acionistas. “É inegável que o cenário econômico de curto prazo é desafiador (um dos motivos da nossa preferência por companhias com boa gestão), porém enxergamos uma melhora no ambiente de crédito em 2017 e entendemos que o Itaú tem ótimas condições de se aproveitar desse momento”, escrevem os profissionais da XP. Aliado a isso, acrescentam os especialistas, o valuation da empresa está em um patamar interessante e continua representando uma das melhores relações risco x retorno, comparativamente aos demais setores da bolsa.