
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, manter a Taxa Selic em 15% ao ano. A decisão, já esperada pelo mercado financeiro, reflete principalmente o recuo da inflação e a desaceleração da economia brasileira. “O Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 15,00% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, diz o comunicado do Copom.
Essa é a quarta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos em 15% aa. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% aa. Após chegar a 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro de 2024, alcançando 15% aa na reunião de junho.
Segundo o comunicado do Copom, “o ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”. Para ver o comunicado do Copom na íntegra, clique aqui