Previc lança programa de educação financeira

Edição 229

Previc quer levar a educação financeira e previdenciária para escolas de ensino fundamental e médio de todo o País

De olho nos futuros poupadores, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) quer levar a educação financeira e previdenciária para escolas de ensino fundamental e médio de todo o País, a partir de 2013. A iniciativa se concretizará por meio da Estratégia Nacional de Educação Previdenciária (Enef), grupo de que a autarquia participa junto com outras 11 entidades, entre elas órgãos do governo – como Banco Central (BC), Ministério da Fazenda e Ministério da Educação – , agentes reguladores de mercado – como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) –, e associações representativas – como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Atualmente em projeto piloto, a Enef tem como objetivo ampliar o nível de capacidade do brasileiro em relação à administração do seu dinheiro.
Nessa primeira etapa, levará a crianças e jovens o conteúdo básico relativo a temas como previdência e poupança, orçamento e consumo consciente. “O programa levará a esse público um contato inicial com a importância da previdência. Ainda no âmbito da Enef, a Previc trabalha de forma mais aprofundada em um programa setorial, com educação previdenciária nos fundos de pensão”, afirma a coordenadora do projeto de educação financeira na Previc, Patrícia Monteiro.