Edição 224
A BM&FBovespa anunciou no dia 18 de fevereiro o inicio de novo processo de concorrência para a seleção de instituição depositária autorizada a emitir BDRs Nível I Não Patrocinados – Certificados de Depósito de Valores Mobiliários. O vencedor poderá lançar 10 programas de BDRs com lastro em ações de emissão de companhia aberta, com sede no exterior. As instituições depositárias emissoras interessadas em participar da concorrência deverão protocolar as propostas até 18 de março e o vencedor será conhecido no dia 24 deste mês.
Em outubro do ano passado, a BM&FBovespa iniciou a negociação dos primeiros BDRs Nível I Não Patrocinados no país, das empresas Apple Inc., Google Inc., Bank of America Corporation, Arcelor Mittal, Goldman Sachs Group Inc., Avon Products Inc., Wal Mart Stores Inc., Exxon Mobil Corporation, McDonald’s Corp. e Pfizer Inc.. No mês seguinte, teve inicio a negociação do lote envolvendo BDRs das empresas: Alcoa; Cisco Systems; Citigroup; Freeport-McMoran Copper & Gold; General Electric Company; Intel Corporation; Merck & Co.; Microsoft Corporation; Procter & Gamble Company e Wells Fargo & Company.
O BDR Nível I Não Patrocinado é um certificado representativo de valores mobiliários de emissão de companhia aberta ou assemelhada, com sede no exterior. Ele é considerado um investimento no exterior de acordo com a instrução CVM número 332.