Edição 198
O IBRI e a Bolsa de Madrid promoveram no dia 19 de novembro de 2008 a 3ª Tarde de Brasil en Latibex, em Madrid (Espanha). O evento faz parte do 10º Foro Latibex e ocorreu em um momento de crise de crédito e de liquidez nos mercados financeiros internacionais. Durante o fórum as companhias abertas brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus planos de investimento e oportunidades de crescimento, assim como responderam aos questionamentos dos investidores sobre os impactos da crise econômica global em suas empresas.
As empresas participantes neste ano foram: Banco Panamericano, Banco Pine, Bematech, Banrisul, Bradesco, Bradespar, Brascan Company, Braskem, Celesc, Cemig, Copel, CPFL Energia, Eletrobrás, JBS-Friboi, Grendene, Lopes, Multiplan, Net Serviços, OHL Brasil, Petrobras, Tavex- Santista, Usiminas e Vale.
”Não devemos falar em crise, visto que nesses momentos também despontam oportunidades”, destacou Mauro Arce, secretário dos Transportes do Estado de São Paulo.
“O Brasil tem substancial nível de reservas cambiais, o compulsório brasileiro é elevado, além das altas taxas de juros do País, sendo que todos esses fatos podem ser ajustados para se enfrentar a crise”, avaliou Octavio de Barros, diretor de Estudos Econômicos do Bradesco. As companhias presentes participaram também de reuniões individuais (one- on-one) com investidores e analistas europeus.