Uma cidade sob as águas

Edição 366

A tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, onde as fortes chuvas fizeram transbordar os rios e inundaram 467 dos 497 municípios gaúchos, mostrou a fragilidade das defesas que contam as cidades para se protegerem de eventos extremos. Infelizmente, eventos como esse que causaram tantos estragos e tanta dor ao povo gaúcho, poderão se tornar mais comuns daqui para a frente e atingir regiões em qualquer ponto do País e do mundo.
Nós conversamos com pessoas e entidades ligadas à Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) gaúchas durante o pico da tragédia, quando a capital do estado ainda estava com quase 3 metros de água, sem energia em muitos pontos e sem sinais de comunicação em outros. Conseguimos contato com o presidente da associação gaúcha das EFPCs, Adimilson Luiz Stodulski, e em 18 de maio fizemos uma entrevista ping-pong onde ele na qual relata as dificuldades vividas pelas entidades.
Também pedimos à Jorge Luiz Berzagui, da Fundação Banrisul, um depoimento sobre o momento das EFPCs do estado. Ele prontamente atendeu, na forma do artigo que publicamos à página 7. Ao povo gaúcho, às fundações de previdência fechadas gaúchas, nossa solidariedade nesse momento difícil!
Esta edição de Investidor Institucional traz também uma reportagem especial sobre o segmento de custódia, com base no levantamento da Anbima de março deste ano. Bradesco segue na liderança do setor, tanto no ranking geral quanto no ranking dos recursos de fundos de pensão. Na custódia de recursos de investidores externos, a liderança continua com o Citi.
É uma unanimidade entre as empresas que atuam nesse segmento que investimentos em tecnologia são fundamentais para garantir rapidez e confiabilidade nas operações dos clientes. Também é citado como fundamental a adequação das estruturas ao novo regramento da indústria de fundos, definido pela Comissão de Valores Mobiliários na Resolução CVM 175. Todos dizem estar prontos para implementar as novas regras.