Edição 249
– Mudanças no J. P. Morgan Brasil. Depois da chegada de José Berenguer para comandar o J. P. Morgan no Brasil no final de fevereiro passado, agora é a vez das mudanças na área de gestão de recursos. Vital Menezes é o novo chefe da área de investment management. Ele entra no lugar de Carlos Salamonde. Assim como Berenguer, Menezes também veio da Gávea Investimentos, que teve o controle vendido para o próprio J. P. Morgan no final de 2010. Menezes se reportará diretamente a Berenguer, que é o executivo-chefe do escritório do Brasil.
Cássio Antônio Calil, que estava como presidente do J. P. Morgan no Brasil desde 2010, deixou a função no escritório brasileiro e ocupará outra posição, ainda não definida, no escritório de Nova York. Outra novidade é a contratação de Giuliano de Marchi como diretor da área de vendas e distribuição para a América Latina na área de gestão de fundos. Ele veio da Alliance Bernstein e se reportará a Vital Menezes, e também a Lee Beck, que é o chefe do J. P. Morgan da área de estratégia de fundos e relacionamento global da instituição. Para o lugar de Lauro Araújo ainda não foi definido um substituto.
– Lauro Araújo é o novo reforço da Luz Soluções Financeiras. O profissional vai atuar na área de consultoria para fundos de pensão, family offices e seguradoras. Formado em Administração de Empresas e mestre em Finanças Internacionais pela escocesa The Glasgow University, o executivo já atuou como gestor de risco, consultor, analista de gestão e professor em escolas de negócios como o Ibmec, Fundação Getúlio Vargas e BM&FBovespa. Até março deste ano, Araújo foi diretor de vendas para institucionais do J.P. Morgan no Brasil. Anteriormente foi consultor de investimentos da Mercer, também atuando junto aos fundos de pensão.
– A superintendência de relacionamento com clientes de Vida e Previdência da SulAmérica acaba de anunciar uma nova função que ficará sob o comando e direção de Guilherme Rezende. A contratação do executivo para a área está relacionada a uma expansão do setor nas receitas da companhia.
– Juan Briano é o novo responsável pela mesa de distribuição de renda variável da América do Norte na unidade da Bradesco Securities em Nova York. Durante 15 anos, o executivo foi diretor regional do Merrill Lynch na mesma cidade. Ele é formado pela London School of Economics and Political Science e tem MBA pela Columbia University.
– Ronaldo Tedesco é o novo integrante do conselho fiscal da fundação Petros (Petrobras). Ele sai do conselho deliberativo para trocar de função com Silvio Sinedino, que irá ingressar ainda em junho no lugar de Tedesco no órgão deliberativo do fundo de pensão.
– José Márcio Soares de Barros assume a cadeira de diretor de administração e gestão de recursos de terceiros do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). Ele deixou cargo na Banestes DTVM e agora fica no lugar de Anderson Ferrari Júnior, que deixou a função para atuar como consultor na mesma área. Na DTVM, assume o economista Vitor Lopes Duarte. Barros é especializado em Finanças pela Clemson University, da Carolina do Sul (Estados Unidos).
– A Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) deu início ao seu mandato 2013-2016. A presidente Claudia Ricaldoni foi reeleita com José Ricardo Sasseron como vice, Floriano Martins em administração e finanças, Itamar Russo em planos, convênios e eventos, e, Antônio Bráulio de Carvalho, em seguridade.
– A Fundação Cesp teve seu comitê gestor de investimentos e previdência eleito. Como representante dos participantes ativos foi nomeado João Mauro Fidalgo (reeleito) e, por parte dos participantes assistidos, foi escolhido Sérgio Pasqual Teixeira, no lugar de Edson Moreno Aguilar.
– Os novos membros do conselho fiscal da Fundação Copel foram oficializados. Breno Pascualote Lemos e Itamar Pinto Paz foram escolhidos pela patrocinadora para cumprir o mandato 2013-2017. A área fiscal é o órgão de controle econômico do fundo, tendo sob responsabilidade decisões contábeis e financeiras.