Edição 69
Nossa matéria de capa desta edição traz uma novidade no universo dos fundos de pensão fechados, cuja origem sempre foi ligada a uma concessão da empresa, que em troca buscava conseguir maior fidelidade, comprometimento e empenho dos funcionários no cumprimento de suas tarefas. Nada de errado com isso, visto que os fundos de pensão sempre foram considerados como importantes instrumentos da política de recursos humanos da empresa. A novidade é que, no caso da Universidade Mackenzie, a criação do fundo não partiu de uma iniciativa da escola mas dos seus próprios funcionários, que entenderam que um fundo de pensão é uma conquista tão ou mais importante que alguns pontos percentuais a mais no salário.
É, sem dúvida, uma mudança no pensamento do movimento sindical, que apoiou integralmente e impulsionou a reivindicação dos funcionários da escola. “Sabíamos que não era um momento adequado para se falar em reposição de perdas salariais e, por isso, centralizamos o foco no plano de previdência privada”, explicou o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar, Nélson Calegari, ao repórter Alexandre Sammogini.
A postura do sindicato é simplesmente objetiva: ao invés de ficar batendo o pé para conseguir reposições de perdas salariais passadas, num momento em que claramente a escola não poderia atendê-las porque não conseguiria repassá-las às suas mensalidades, mudou de reivindicação. Conseguiu um fundo previdenciário.
Esse primeiro fundo de pensão criado por pressão sindical tem um simbolismo, pois pode ser o início de um movimento forte e consistente no sentido da criação de novas fundações ligadas a instituidores, como pretende a nova legislação previdenciária, aprovada no ano passado. Ao entender melhor os mecanismos que regem a criação desse tipo de entidade, os sindicatos podem começar a incorporá-las cada vez mais em suas reivindicações, resultando na criação de novos fundos de empresas e até em alguns fundos que representem categorias inteiras. Casos muito claros onde isso pode ocorrer são os professores e os bancários, duas categorias profissionais altamente organizadas e uniformes.
Achamos que o fundo multipatrocinado do Mackenzie é o marco de uma nova etapa do sistema de fundos de pensão fechado, que poderá trazer de volta o aumento do número de entidades, que há anos não acontece.