Edição 359
Esta edição traz como matéria de capa o case da Néos, fundo de pensão patrocinado por empresas do grupo NeoEnergia, que após um período de três anos para consolidar efetivamente as fundações Faelba, Celpos e Fasern, parte agora para a incorporação da sua quarta fundação, a Faceb. As três primeiras eram patrocinadas pelas distribuidoras de eletricidade da Neoenergia com atuação da Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe) e Rio Grande do Norte (Cosern), privatizadas no final dos anos 1990.
Ao final do ano de 2020 a Neoenergia comprou em leilão de privatização também a Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB), que a partir do início de 2021 adotou o nome de Neoenergia Distribuidora Brasília (NDB), patrocinadora da Faceb. Com a incorporação dessa fundação, processo que está em fase de ajustes finais segundo o presidente da Néos, Augusto Silva dos Reis, a entidade consolidadora deve ultrapassar os R$ 5 bilhões em patrimônio. Contamos essa história à página 20 desta edição.
Esta edição traz também o ranking Melhores Fundos de Institucionais, cuja análise e rankeamento é feito pela empresa ComDinheiro. São 706 fundos analisados, de 105 gestoras, dos quais 228 foram considerados Excelentes pela Com Dinheiro. A gestora com o maior número de fundos classificados como Excelentes é a Bram, gestora do Bradesco, com 52 Excelentes em 12 meses, 34 em 24 meses e 28 em 36 meses. É seguida pela BB Asset e Caixa Asset, em segundo e terceiro lugar, respectivamente, em número de fundos Excelentes.
O período de 12 meses encerrado em 30 de junho último, durante o qual o processo de elevação dos juros pelo Banco Central foi o principal vértice de análise dos investidores, foi marcado por um direcionamento dos fluxos de recursos para fundos de renda fixa, saindo de ações e multimercados. Daqui para a frente, quando existe um consenso em torno do ciclo de queda , as gestoras terão que ser muito assertivas em suas análises para atrair os recursos que deixarão a renda fixa após os juros baterem em 12% ao ano. Ver reportagem e ranking a partir da página 30.