Edição 270
O ranking dos Melhores Fundos para Institucionais, que publicamos nesta edição, traz uma mudança importante em relação aos anteriores, que agrupavam os produtos segundo as classes de investimento da Anbima. A partir deste ranking os fundos passam a ser agrupados segundo estratégias de investimento previamente definidas pela Luz Soluções Financeiras e enviado aos gestores por essa consultoria em conjunto com esta revista.
Nesse questionário os gestores listaram seus fundos aptos a serem oferecidos aos investidores institucionais, incluídos fundos de pensão e RPPS, classificando-os segundo suas estratégias de investimento. Com isso, o rankeamento pode comparar apenas produtos com estratégias de investimento semelhantes, seguindo metodologia própria da consultoria Luz.
Dos 644 fundos de investimento analisados pela luz segundo sua metodologia proprietária, exatos 136 foram selecionados como Excelentes, recebendo a cor verde. Outros 251 foram classificados como Adequados e receberam a cor amarela e 257 foram classificados como Risco, recebendo a cor vermelha. Sabemos que o novo sistema de rankeamento pode ter falhas, como toda inovação, mas que poderão ser aperfeiçoadas nas edições posteriores. Para isso contamos com a colaboração dos nossos leitores.
Esta edição traz também reportagem sobre as mudanças na fundação Petros, com as primeiras medidas da nova diretoria presidida por Henrique Jager, entre as quais estão mudanças na política de investimento 2015 e para os próximos anos, subordinação da área de auditoria interna ao conselho e não mais à diretoria executiva e veto à colocação de novos FIPs nos investimentos do principal plano da fundação, o Petros Sistema Petrobras. Os conselheiros eleitos pelos participantes, que tinham críticas à orientação anterior, gostaram das mudanças.
Também trazemos nesta edição reportagem com os detalhes da criação da Acinprev, entidade que nasce para representar as consultorias de investimento e de previdência. Num primeiro momento apenas algumas consultorias do sistema de RPPS estão presentes, mas outras poderão ser agregadas nos próximos meses. A primeira presidente da associação é Patrícia Misson, da DMF Advisors, que diz que “surgiu a oportunidade de termos uma associação que oriente as consultorias para fomentar a questão técnica e de representatividade das mesmas”.