Crescimento do mercado e sofisticação

Edição 76

O mercado de asset management cresce em tamanho e em sofisticação. Na primeira edição em que publicamos o nosso ranking, com as posições de 31 de dezembro de 97, o valor total de recursos administrados pelos 56 participantes somava R$ 144,6 bilhões. Dois anos passados, ao publicarmos nosso 5º TOP ASSET, o volume total de recursos de 87 participantes já alcança R$ 305,1 bilhões. É um salto impressionante.
Mas, talvez mais importante do que ressaltar esse crescimento quantitativo seja apontar as significativas mudanças qualitativas que estão ocorrendo nesse mercado, tanto na sua forma como no seu conteúdo. A primeira mudança pode ser constatada pelo aprimoramento das regras que disciplinam o mercado, entre as quais a recente mudança na legislação dos fundos mútuos, que deu mais liberdade ao mercado para formatar produtos criativos e ao mesmo tempo cobrou dele mais responsabilidade na divulgação dos riscos dos produtos aos clientes.
Essa nova legislação de fundos mútuos representa uma evolução não só por dar mais liberdade e responsabilidade à indústria mas também porque obriga o investidor a optar claramente pelo risco que está disposto a correr quando compra um produto de investimento. Como em qualquer outro negócio, ele terá que assumir os ganhos e os ônus de sua posição.
Mas, as regras não estão mudando só porque algum iluminado da burocracia governamental teve boas idéias. Na verdade, elas mudam porque as pessoas que compõem esse mercado, incluindo profissionais da área de gestão, investidores e disciplinadores do mercado, estão cada dia mais maduras e mais tarimbadas, após várias crises financeiras. Todos aprenderam com elas, incluindo a burocracia governamental. Aprenderam que os mercados precisam de liberdade mas também de regras, e essas estão sendo criadas; aprenderam que o risco é maior quando se dispõe de pouca informação e de escassos instrumentos de análise, e esses estão sendo implantados por quase toda a indústria de gestão de recursos.
Nosso ranking TOP ASSET se insere dentro desse contexto. As informações que ele disponibiliza, e pelas quais agradecemos a todos que colaboraram conosco enviando-as e suportando nossos insistentes telefonemas para checagem de dados, representam um instrumento extremamente útil aos investidores e aos gestores na tomada de decisões. Em suma, são um retrato fiel desse mercado, de qualquer ângulo que se queira vê-lo.