Com os pés na água

Edição 303

Os fundos multimercados, pela suas características de poderem investir em diferentes tipos de ativos e estratégias e mudar rapidamente de posição quando os cenários indicam novos horizontes, tem sido o veículo escolhido pelos investidores para fazer essa transição da renda fixa para produtos de investimento de mais risco. Que os investidores terão que colocar, em algum momento, mais renda variável, mais investimentos alternativos e mais FIPs em suas carteiras não há dúvida, mas eles farão isso por etapas. Como uma pessoa que aprendeu a nadar quando criança e há muitos anos não pula num rio, os investidores irão entrar nesse rio aos poucos, primeiro molhando apenas a ponta dos pés, depois deixando a água chegar até a canela, aos poucos vão se acostumando e avançando rio adentro até que a água chegue à barriga. Só quando isso acontecer e eles perderem o medo do rio é que darão um mergulho, mesmo assim na parte rasa do rio, para ainda terem pé se algo inesperado acontecer.
Com os investidores acontece o mesmo, estão começando a entrar no risco aos poucos, usando os multimercados, que permite um retorno rápido de algo que sai errado. Quando eles se acostumarem, e se o cenário de taxas de juros continuar baixo, a inflação controlada e a economia seguir crescendo, os investidores irão se arriscar mais e mergulhar em busca das rentabilidades mais elevadas oferecidas pelos ativos como renda variável, investimentos alternativos e FIPs. Por enquanto, com os multimercados, estão só treinando (ver matéria na página 20).
Esta edição de Investidor Institucional traz ainda uma reportagem do mercado de anuidades, que na prática permite que os fundos de pensão repassem para seguradoras os seus risco de longevidade. Apesar de já estar regulamentado por Previc e Susep, o mercado de anuidades ainda não deslanchou. Ouvidos por Investidor Institucional, os executivos das principais consultorias, estranham essa aparente falta de interesse. Mas esperam que daqui até o fim do ano esse mercado comece a acontecer, Boa leitura a todos.