Edição 8
Esta é uma edição recheada de reportagens polêmicas. A começar pela entrevista que a titular da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Carla Grassa, nos deu. Costumeiramente moderada em suas conversas, avessa a declarações bombásticas, dessa vez ela nos falou de um assunto que tem tudo para render extensas reportagens nos grandes jornais: investimentos irregulares dos fundos.
Estamos no ramo de reportagens e isso é uma notícia e tanto. Não iríamos fugir dela, assim como não fugimos de outro assunto polêmico: o erro orçamentário que envolve a construção do parque aquático de Ribeirão Preto, hoje paralisado. De uma previsão de gasto de R$ 13 milhões, saltou-se para R$ 28 milhões. O nosso leitor merece saber disso.
Investimentos dos fundos de pensão são um assunto muito sério. Dos seus resultados dependem o bem estar de milhões de pessoas, as quais pouparam durante o período mais fértil de suas vidas para poderem ter alguma tranquilidade financeira na aposentadoria. Esperamos que, tanto no caso das aplicações irregulares quanto no caso do erro orçamentário do parque de Ribeirão, as poupanças dos participantes não sejam afetadas. Afinal, a força de um sistema de poupança voluntário depende da confiança que os participantes depositam nele.