A demanda por mais risco já começou

Edição 289

Esta primeira edição do ano de Investidor Institucional traz como reportagem de capa os vencedores do Prêmio Benchmark, eleição promovida pela revista Investidor Institucional há 9 anos e que tem o objetivo de reconhecer o trabalho daqueles profissionais que são vistos pelo mercado como os melhores em seus segmentos. A eleição, feita em dois turnos e através do voto direto das empresas e instituições que atuam no segmento, possui critérios que buscam reduzir distorções e torná-la a mais representativa possível do pensamento do mercado.
Aos eleitos, tanto àqueles que mereceram na votação final os diplomas de honra ao mérito quanto àqueles que ganharam o Troféu Benchmark, nossos sinceros parabéns. Alguns são novatos, sendo reconhecidos pela primeira vez nessa premiação, como Aquiles Mosca do Santander, Rogério Zico da AZ Legan e Regídia Alvina Frantz da Previsc, para citar apenas alguns. Outros são veteranos, como Eduardo Yuki da BNP Paribas Asset, Antonio Fernando Gazzoni da Mercer Gama, Jorge Simino da Funcesp e Guilherme Benites da Aditus, também para citar só alguns. Todos, porém, são vistos pelo mercado como campeões.
Além desse especial sobre o Prêmio Benchmark, essa edição traz reportagem do repórter Lucas Bombana mostrando as principais tendência do mercado para este ano, que nitidamente caminha rumo à tomada de mais risco nas carteiras. Com a queda das taxas de juros, que deve se acentuar nas próximas reuniões do Copom segundo afirmações do ministro da Fazenda Henrique Meirelles, a busca de ativos de mais risco nos vencimentos de títulos públicos tende a crescer. Entre outros, a demanda deve recair principalmente em ações e fundos de ações, crédito privado fundos de crédito, fundos multimercados e fundos de investimento no exterior. Não será um movimento tão forte nesses primeiros meses do ano, mas certamente já começou.