Edição 289
Esta primeira edição do ano de Investidor Institucional traz como reportagem de capa os vencedores do Prêmio Benchmark, eleição promovida pela revista Investidor Institucional há 9 anos e que tem o objetivo de reconhecer o trabalho daqueles profissionais que são vistos pelo mercado como os melhores em seus segmentos. A eleição, feita em dois turnos e através do voto direto das empresas e instituições que atuam no segmento, possui critérios que buscam reduzir distorções e torná-la a mais representativa possível do pensamento do mercado.
Aos eleitos, tanto àqueles que mereceram na votação final os diplomas de honra ao mérito quanto àqueles que ganharam o Troféu Benchmark, nossos sinceros parabéns. Alguns são novatos, sendo reconhecidos pela primeira vez nessa premiação, como Aquiles Mosca do Santander, Rogério Zico da AZ Legan e Regídia Alvina Frantz da Previsc, para citar apenas alguns. Outros são veteranos, como Eduardo Yuki da BNP Paribas Asset, Antonio Fernando Gazzoni da Mercer Gama, Jorge Simino da Funcesp e Guilherme Benites da Aditus, também para citar só alguns. Todos, porém, são vistos pelo mercado como campeões.
Além desse especial sobre o Prêmio Benchmark, essa edição traz reportagem do repórter Lucas Bombana mostrando as principais tendência do mercado para este ano, que nitidamente caminha rumo à tomada de mais risco nas carteiras. Com a queda das taxas de juros, que deve se acentuar nas próximas reuniões do Copom segundo afirmações do ministro da Fazenda Henrique Meirelles, a busca de ativos de mais risco nos vencimentos de títulos públicos tende a crescer. Entre outros, a demanda deve recair principalmente em ações e fundos de ações, crédito privado fundos de crédito, fundos multimercados e fundos de investimento no exterior. Não será um movimento tão forte nesses primeiros meses do ano, mas certamente já começou.