
A Vivest, fundo de pensão multipatrocinado, passa a administrar, a partir desta segunda-feira (3/8), o plano de previdência dos funcionários da Alpargatas, o AlpaPrev. A transferência de gerenciamento do plano, que reúne 15,6 mil participantes e patrimônio de aproximadamente R$ 578 milhões, foi decidida pela Fundação Alpaprev em 2024 e aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) em março deste ano.
A conclusão do processo reforça o papel da Vivest como consolidadora do setor de previdência complementar fechada e sua estratégia de crescimento por meio da entrada de novos planos e patrocinadores. Atualmente, a entidade administra 24 planos, que somam patrimônio de R$ 41,9 bilhões.
Segundo a Alpaprev, “as regras do plano permanecem inalteradas; o que muda é apenas a entidade responsável por sua administração”. A fundação informa ainda que “a administração dos investimentos também permanece com os gestores atuais, agora sob supervisão da Vivest”.
A Vivest é sucessora da antiga Fundação Cesp, que mudou de nome em meados de 2020 após adotar uma estratégia de expansão para além do setor elétrico, no qual teve origem. Desde então, passou a administrar planos de previdência de empresas de diferentes segmentos, como Ford, Roche, VEM e agora Alpargatas. Outros processos, como os da Volkswagen e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), já foram aprovados e devem ser efetivados no início de 2027.