Com alta de 0,23%, Ibovespa recupera parte das perdas de ontem

O Ibovespa, principal índice da B3, subiu 0,23% nesta quinta-feira (5/2), fechando aos 182.127,25 pontos e recuperando parte das perdas do pregão anterior, quando havia registrado a maior queda desde 16 de dezembro. A alta do índice brasileiro ocorreu na contramão das bolsas de Nova York, que fecharam em queda. O Dow Jones caiu 1,20%, o S&P 500 recuou 1,23% e o Nasdaq teve perda de 1,59%, refletindo a cautela dos investidores com os balanços do setor de tecnologia.

A alta do Ibovespa foi sustentada principalmente pelas ações do Itaú Unibanco (ITUB4), que avançaram 2,02%, após a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2025, que mostrou a melhor rentabilidade desde 2015. O resultado teve reflexo positivo em parte do setor bancário, com as ações ordinárias do Bradesco (BBDC3) subindo 0,66% e os papéis preferenciais do BB (BBDC4) avançando 0,81%.

Apesar da recuperação, o avanço do índice foi limitado por ações de peso. Os papéis da Vale (VALE3) recuaram 3,33%, acompanhando a queda de quase 2% nos preços do minério de ferro na China. Já a Petrobras registrou perdas, com as ações ordinárias (PETR3) caindo 1,43% e as preferenciais (PETR4) recuando 1,39%, refletindo o recuo de cerca de 3% nos contratos futuros do petróleo em Londres e Nova York.

No mercado de câmbio, o dólar encerrou o pregão em leve alta frente ao real. O dólar comercial subiu 0,08% e fechou a R$ 5,25, influenciado pelo fortalecimento global da moeda norte-americana, em meio a dados mais fracos do mercado de trabalho dos Estados Unidos.