
A Fachesf, fundo de pensão patrocinado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), publicou nota em seu site afirmando que seu Conselho Deliberativo ainda não tomou nenhuma decisão em relação à participação na nova entidade que a Eletrobras, atualmente Axia Energia, está criando com o objetivo de incorporar as fundações patrocinadas por suas controladas.
A Eletrobras controla empresas patrocinadoras de cinco fundos de pensão: a Eletronorte é a principal patrocinadora da Previnorte; a Eletrobras é a principal patrocinadora da Eletros; Furnas e Eletronuclear são as principais patrocinadoras da Real Grandeza; Eletrosul e Engie são as principais patrocinadoras da Elos; e a Chesf é a principal patrocinadora da Fachesf.
Até o momento, apenas os CDs da Elos e Eletrobras já aprovaram suas respectivas incorporações à nova entidade. Segundo a nota da Fachesf, a decisão sobre a incorporação da Fachesf “ainda não foi objeto de deliberação pelo (seu) Conselho Deliberativo”. De acordo com a fundação, “qualquer eventual decisão sobre o projeto somente será tomada no futuro, após análise detalhada de todos os termos e impactos pelo CD, com foco na proteção do patrimônio, da história institucional e dos interesses dos participantes”.
A Fachesf diz ainda que sua “participação em grupos de trabalho tem caráter técnico e informativo e não implica qualquer alteração nos direitos dos participantes nem nas regras dos planos de previdência atualmente administrados”.