Ibovespa sobe com mercado apostando em Tarcisio

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,38% nesta quinta-feira (18/12) aos 157.923,34 pontos, em uma sessão marcada por forte atenção ao noticiário político. A melhora parcial do humor dos investidores foi associada a declarações do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente da federação União Brasil-Progressistas e uma das principais lideranças do Centrão, afirmando que se a candidatura de Flávio Bolsonaro não apresentar viabilidade eleitoral até março do ano que vem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, permaneceria no radar para a disputa presidencial de 2026.

Outro ponto de atenção do dia foi a entrevista do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, após a divulgação do Relatório de Política Monetária (RPM). Ele destacou que ainda não há definição sobre o próximo ajuste da taxa Selic, cuja decisão cabe ao Comitê de Política Monetária (Copom), reforçando o discurso de cautela da autoridade monetária.

Entre as ações, a Vale avançou 0,26%. No setor bancário, os ganhos variaram entre 0,19% no Banco do Brasil (ON) e 1,95% no BTG Pactual (Unit). As ações da Petrobras destoaram do movimento positivo, com queda de 0,25% nas ordinárias (ON) e de 0,58% nas preferenciais (PN).

Já no mercado de câmbio o dólar fechou praticamente estável, em leve alta de 0,04%, aos R$ 5,5244. No acumulado do ano, a moeda norte-americana registra baixa de 10,59% frente ao real.