A Atricom, associação que representa os tribunais de contas, encaminhou ofício aos TCs orientando a que intensifiquem a apuração de toda a cadeia de investimentos realizados pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no Banco Máster. A associação pede que sejam examinadas também:
⦁ a atuação das consultorias de investimentos que emitiram pareceres favoráveis ou recomendaram as aplicações em títulos do Banco Master;
⦁ a responsabilidade das autoridades e agentes públicos que constam nas Autorizações de Aplicação e Resgate (APR) como proponentes ou anuentes dessas operações.
Além disso, a associação recomenda aos TCs que peçam “a constituição de provisão para perdas com devedores duvidosos relativamente às aplicações expostas ao risco de não recebimento, em especial aquelas vinculadas ao Banco Master, com fundamentação técnica clara (atuarial, contábil e jurídica)”.