A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) lançará no primeiro trimestre do ano que vem, em parceria com o PRI (Princípios para Investimento Responsável), uma nova microcertificação sobre investimentos sustentáveis.
A microcertificação será construída a partir de um curso introdutório sobre ESG (questões ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) do PRI. O material será adaptado à metodologia da Anbima. “Não faz sentido gastar recursos fazendo do zero algo que já existe e está bem-feito. Essa não é uma agenda competitiva, é colaborativa: queremos que todo o mercado se capacite”, explica o superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, Marcelo Billi. O treinamento, gratuito, estará disponível no aplicativo Anbima Edu no primeiro trimestre de 2026
Para Billi, a microcertificação traduz o esforço da Anbima de capacitar cada vez mais profissionais do mercado de capitais com conteúdos diferenciados. “Um dos grandes desafios em educação é oferecer conteúdo de qualidade, em uma metodologia atrativa para os profissionais, e o outro é dar escala a esse conteúdo”, comenta.