14/10 – Ibovespa oscila e fecha em leve baixa, mas dólar so...

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou esta terça-feira (14/10) praticamente estável, com leve queda de 0,07%, aos 141.682 pontos. O índice até tentou se sustentar acima dos 142 mil pontos, mas perdeu fôlego com a piora das bolsas de Nova York no fim da sessão. A cautela dos investidores aumentou após novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou restringir relações comerciais com a China em alguns setores, reacendendo tensões entre as duas maiores economias do mundo.

No cenário doméstico, o mercado também adotou tom mais defensivo à espera da temporada de balanços do terceiro trimestre, que começa nos Estados Unidos nesta semana e chega ao Brasil na próxima. Entre as ações de destaque, Petrobras teve leve recuo (ON -0,06% e PN -0,69%), Vale ficou estável e Bradesco subiu 1,42%. No acumulado de setembro, o Ibovespa cai 3,11%, mas ainda soma alta de 17,79% no ano.

Já o dólar avançou 0,14% no dia, fechando a R$ 5,47. A moeda chegou a perder força durante o dia, com declarações que indicavam um possível encontro entre Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, e falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, vistas como sinal de espaço para novos cortes de juros nos Estados Unidos. No entanto, o tom mais duro de Trump no fim da tarde devolveu parte da tensão aos mercados, levando os investidores de volta à cautela e sustentando a leve alta da divisa americana.