
O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun) é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a aderir ao PRI (Principles for Responsible Investment), tendo formalizado o compromisso na última quarta-feira (24/9). Com isso, torna-se o 18º investidor institucional brasileiro a aderir à organização apoiada pela ONU na difusão de princípios de investimentos responsáveis
Os outros 17 institucionais brasileiros aderentes ao PRI são todos fundos de pensão: Previ, Petros, Vivest, Valia, Fapes, Funpresp-Exe, Serpros, Economus, Elos, Fundação Itaú-Unibanco, Real Grandeza, Infraprev, VisãoPrev, Neós, Postalis, Prevcom-SP e BB-Previdência.
No total, o PRI conta atualmente com mais de 5,3 mil empresas e entidades aderentes no mundo, sendo 119 no Brasil. Além dos investidores institucionais, várias outras classes de investidores fazem parte da organização, como empresas de asset managements, bancos e outras classes de provedores de serviços financeiros.
O principal objetivo do PRI é a promoção de investimentos responsáveis. Os seus signatários assumem o compromisso de tomarem suas decisões de investimento com responsabilidade em relação ao meio ambiente, ao meio social e à governança dos negócios (ASG).
Segundo a diretora-presidente do Iprejun, Claudia George Musseli Cezar, “o Iprejun tem consciência do seu papel social e da responsabilidade que possui com os segurados e a sociedade. Ao nos tornarmos signatários do PRI, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, o investimento responsável e a boa governança, sempre visando o bem-estar coletivo e a perenidade do nosso fundo previdenciário.”