29/9 – Ibovespa avança 0,61% e dólar recua

O Ibovespa, principal índice da B3, avançou 0,61% nesta segunda-feira (29/9), alcançando os 146.336,80. No radar do mercado a possível conversa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre tarifas comerciais norte-americanas ao Brasil. Além disso, há expectativas sobre a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos (payroll), prevista para a próxima sexta-feira (3/10).

A Petrobras recuou (ON -1,89%, PN -1,36%), acompanhando a queda superior a 3% do petróleo em Nova York e Londres diante da expectativa de aumento da oferta pela Opep+ em novembro. Já a Vale registrou leve alta de 0,33%. Os bancos operaram em campo positivo, com Bradesco subindo 1,26% (ON) e 1,02% (PN).

Já o dólar fechou o dia em queda de 0,30%, a R$ 5,32, impactado pelo impasse no Congresso dos Estados Unidos, que pode resultar na paralisação do governo a partir desta semana. Se isso acontecer, o governo pode suspender a divulgação de indicadores econômicos, incluindo o relatório de emprego (payroll) de setembro, previsto para sexta-feira (3/9).