Azimut Brasil cria área para atender investidores institucionais

Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil

A Azimut Brasil Wealth Management, distribuidora de fundos e advisory focada em empresas e famílias, está estendendo sua atuação ao segmento de institucionais, incluindo no rol de clientes os fundos de pensão, seguradoras e endowments. Para atrair esses clientes a casa está lançando uma área formatada para atuar como “investment solutions”, esperando atrair cerca de R$ 2 bilhões desse público nos próximos anos. Atualmente a Azimut Brasil possui R$ 13 bilhões sob administração.

“Já somos reconhecidos pela nossa atuação junto a clientes ultrassofisticados, agora queremos aproveitar essa habilidade para alcançar também esses parceiros de longa data, que atualmente são atendidos pela Unifinance”, explica o CEO da Azimut Brasil, Wilson Barcellos. A Unifinance é parte da AZ Quest, gestora também controlada pelo grupo italiano Azimut.

Para liderar a nova estratégia a Azimut Brasil contratou Bruno Maueler, que por dois anos e meio, até abril último, atuou como diretor e head de investment solutions da SPX Capital. Anteriormente ele esteve por 11 anos na Fundação Copel, na função de portfólio manager e head de investiments. Na nova casa ele atuará como Co-CIO, respondendo pela área que foi batizada de “CIO as a servise”. Segundo Barcellos, “essa vertical prestará serviços de gestão de investimentos que abrangem todos os perfis de passivo e classes de ativos, em mercados líquidos e privados, assim como em diversas geografias. Atuaremos com arquitetura aberta e flexibilidade de implementação, por meio de alocação direta em ativos ou via fundos”.

De acordo com Maueler, “meu propósito na Azimut Brasil é oferecer ao investidor institucional soluções sob medida, com estratégias personalizadas que apoiem o atingimento de suas metas”. Embora a nova área funcione como uma “investment solutions”, usando fundos e produtos de qualquer origem para buscar seus objetivos, o canal de distribuição da casa permanecerá restrito à produtos do grupo Azimut, incluindo os fundos geridos pela AZ Quest.