Ibovespa supera 144 mil esperando corte de juros nos EUA

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,36% nesta terça-feira (16/9), aos 144.061,74 pontos, ultrapassando pela primeira vez os 144 mil pontos. Na semana, a Bolsa acumula valorização de 1,26% e, no mês, de 1,87%. No ano, a alta é de 19,77%.

O otimismo do mercado vem da expectativa de que o Federal Reserve (Fed) inicie nesta super-quarta um processo de corte nas taxas de juros norte-americanas, em 0,25 ponto, o que deve canalizar recursos de investimentos para os mercados de risco de países emergentes, inclusive o brasileiro. Em relação à reunião do Copom, o mercado espera a manutenção da Selic em 15%.

Já o dólar fechou o dia em queda de 0,44% frente ao real, a R$ 5,30, refletindo um enfraquecimento global do dólar. Analistas apontam que o desfecho da “super quarta”, marcada por decisões do Fed e do Comitê de Política Monetária (Copom), pode ampliar a queda do dólar no Brasil.