23-12-2016 – 16:33:06
O ex-presidente da BB DTVM, Carlos Massaru Takahashi, assume como diretor-presidente do Instituto Brain – Brasil Investimentos & Negócios – entidade criada para promover o Brasil como polo internacional de investimentos e negócios para a América Latina. A notícia tinha sido antecipada pela InvestidorOnline em agosto passado, mas o anúncio oficial foi realizado na última quarta-feira, 21 de dezembro.
À frente da instituição, Takahashi pretende realizar o mapeamento dos investidores institucionais, em particular fundos de pensão e fundos soberanos estrangeiros e das eventuais dificuldades que enfrentam para investir no Brasil. Ao todo, serão mapeados 14 fundos de pensão e os mais relevantes fundos soberanos, cujos investimentos são direcionados, predominantemente a países emergentes e originários de países como Japão, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Singapura, Noruega, Emirados Árabes. Uma das atividades da entidade é incentivar investidores estrangeiros a participar do financiamento de projetos de infraestrutura no país.
Takahashi também liderará o projeto Integração Financeira da América Latina, que envolve as comissões de valores mobiliários e bancos centrais de Argentina, Brasil, Chile, Peru e México e prevê a criação de mecanismos como os chamados LDRs (recibos de depósito latino-americanos), além de um passaporte de fundos para a América Latina, estabelecendo, assim, um amplo e integrado mercado para empresas financeiras e não financeiras (cujos custos de financiamento tendem a cair).
O executivo se aposentou do Banco do Brasil e deixou a direção da BB DTVM no ano passado. Em 2016, assumiu como sócio da emprea TRX Infraestrutura. Além disso, desempenha outras funções como consultor e conselheiro de empresas.