Ativos alternativos devem crescer 50% nos próximos cinco anos glo...

10-05-2016 – 12:20:53

 

Ativos alternativos sob gestão – incluindo, infraestrutura e private equity – devem crescer 50% nos próximos cinco anos globalmente. Essa é a expectativa dos 340 gestores consultados pela Preqin em pesquisa encomendada pelo BNY Mellon. Para eles, os fatores que motivarão o crescimento dessa classe de ativos são as mudanças macroeconômicas, sociais e de ambientais no mundo todo.

O diretor global de serviços para fundos de private equity e real estate do BNY Mellon, Alan Flanagan, explica que há cada vez mais uma necessidade global de investimentos em meios de transporte, redes de comunicação e habitação e hospitais. “Essas exigências ultrapassam o alcance do governo e das finanças públicas, o que gera uma grande oportunidade para o capital privado desempenhar um papel na vida cotidiana das pessoas”, diz Flanagan.

O relatório aponta que, apesar de investidores institucionais, especialmente fundos de pensão e family offices, demonstrarem cada vez mais um apetite por investimentos nesses ativos, quase metade dos gestores de fundos imobiliários e de private equity entrevistados acredita que investidores de varejo vão investir mais nesses ativos em 2020 do que ocorre atualmente.

A maioria dos gestores apontou para o aumento no apetite dos investidores institucionais em ativos reais nos últimos 12 meses, sendo que um terço dos ativos imobiliários e 41% de infraestrutura têm tido maior demanda de fundos de pensão patrocinados por empresas públicas, seguidos por fundos privados. Já os gestores de private equity têm visto maior interesse de family offices nesses ativos.