Recessão leva Credit Suisse a rebaixar recomendação para BB Segur...

28-04-2016 – 14:15:22

 

Por conta da recessão da economia brasileira, o Credit Suisse optou por rebaixar de ‘outperform’ (desempenho acima da média) para ‘neutral’ (desempenho em linha com o benchmark) sua recomendação para as ações da BB Seguridade. O preço-alvo estipulado pelo banco suíço para os ativos da empresa de seguros do Banco do Brasil é de R$ 30,00 – ontem, os papéis encerraram o pregão cotados a R$ 31,31. Em relatório denominado “rebaixando [a BB Seguridade] conforme o gigante desacelera”, os analistas do Credit Suisse avaliam que a companhia do banco público está entrando em uma nova fase de crescimento, na qual deve entregar retornos inferiores em relação aos apresentados nos últimos meses.

De 2012 a 2015, aponta o Credit Suisse, a BB Seguridade registrou um “impressionante” retorno anual de 31%, ao tirar proveito das oportunidades de vendas cruzadas nos balcões das agências do Banco do Brasil, e, mais recentemente, em função do aumento da taxa básica de juros. “A era de ouro de crescimento do lucro, no entanto, parece ter chegado ao fim, conforme o aumento da penetração de produtos de seguros na base de clientes do Banco do Brasil torna a gigante seguradora mais exposta à economia e aos ciclos monetários”, diz o relatório da instituição financeira, assinada pelos analistas Victor Schabbel, Bruno Zanotta, Marcelo Telles, Lucas Lopes e Alonso Garcia.

O Credit Suisse destaca também que, pela primeira vez, a BB Seguridade deve apresentar um retorno abaixo da meta divulgada, de 8% a 12% – a estimativa do banco aponta para um crescimento de 5% em 2016. “Apesar de reconhecermos que o crescimento não é tudo, o rally recente e o atual valor do papel também estão por trás do rebaixamento da recomendação”. Em 2016, a ação da BB Seguridade acumula valorização acima dos 30%, enquanto o Ibovespa sobe em torno de 26% no mesmo período.

A instituição financeira europeia nota ainda que a BB Seguridade tem entregue retornos expressivos desde seu IPO, e prevê que ela deve continuar dessa maneira, ainda que em um ritmo mais moderado. “Mais recentemente, entretanto, o desempenho do papel tem sofrido uma influência maior da turbulência política em curso. Baixada a poeira, esperamos que o mercado foque mais no crescimento em ritmo menor da BB Seguridade, e em sua crescente dependência dos resultados financeiros”.