04-11-2015 – 12:26:25
A BlackRock anunciou um acordo com o Bank of America asset management, pertencente ao grupo BofA Global Capital Management, pelo qual o BofA vai transferir à BlackRock fundos de ‘cash management’ (gestão de caixa) que estavam sob sua gestão que totalizam US$ 87 bilhões. Entre os ativos estão um fundo em dólar offshore, veículos isentos de impostos, e estratégias customizadas específicas aos clientes. Com a operação, a plataforma de ‘cash management’ da BlackRock vai alcançar US$ 370 bilhões em ativos sob gestão. A transação, diz o comunicado, vai combinar a expertise da BlackRock no segmento de ‘cash management’ com o relacionamento próximo do BofA com seus clientes, resultando em uma plataforma com liquidez global acessível a uma gama mais ampla de investidores. O documento diz ainda que a BlackRock seguirá utilizando a parceria de distribuição com o BofA, com um aumento dos canais disponíveis.
“A expansão da parceria com o Bank of America representa uma tremenda oportunidade de crescimento para o negócio de cash management da BlackRock. Essa parceria nos permite alavancar ainda mais nossa operação em escala global, compreendendo um conjunto de produtos e gestão de risco para atender a um novo universo de clientes”, disse Tom Callahan, co-head da área de cash management da BlackRock, no comunicado. “Em um período de grandes mudanças na indústria de cash management, essa aliança reforça o compromisso da BlackRock como líder do mercado no fornecimento de soluções de liquidez aos investidores”, acrescenta o executivo. “A escolha da BlackRock foi feita após uma análise cuidadosa das necessidades de nossos clientes, considerando nosso relacionamento de longa data com a BlackRock, e a demonstração deles de que são capazes de fornecer uma gama completa de soluções globais de gestão de liquidez”, afirmou Michael Pelzar, presidente do BofA Global Capital Management.
A transação deve ser concluida no primeiro semestre de 2016, e está sujeita à aprovação regulatória. A BlackRock informa também que o impacto financeiro da transação não é relevante para seu lucro. Detalhes financeiros da transação não foram divulgados.