08-09-2015 – 14:37:07
Dados da eVestment obtidos pela Pensions and Investments (P&I) mostram que o universo de ações dos mercados emergentes registrou US$ 7,5 bilhões em saída de capital no segundo trimestre do ano, enquanto o universo de renda fixa desses mercados teve resgates de US$ 2,6 bilhões no mesmo período.
Apesar disso, investidores ainda acreditam que podem ganhar algo com esses mercados no futuro, quando as taxas de juros dos Estados Unidos começarem a subir e os preços dos mercados emergentes caírem. O momento, contudo, é de cautela. Gestores optam por aguardar antes de comprar mais ativos de emergentes.
De acordo com Wouter Sturkenboom, estrategista de investimento da Russel Investments em Londres, o ciclo do desenvolvimento de negócios nos mercados emergentes é desafiador. “O momento é negativo, mas há indicadores que começam a apontar para oportunidades interessantes de compra”, disse o executivo à P&I.
O índice MSCI Emerging Markets registrou rentabilidade negativa de 14,5% em dólar no último ano encerrado em setembro. “Há muitas razões para se preocupar com os mercados emergentes”, diz Marcus Svedberg, economista-chefe da East Capital International AB. “O crescimento está desacelerando há anos; a taxa de juros americana vai subir; o preço do petróleo ainda é metade do que era há um ano; a China é preocupante em termos de crescimento e de ajuste da taxa de câmbio; e ainda há problemas individuais em cada país”, salienta.