06-08-2015 – 18:18:19
Os 300 investidores institucionais dos Estados Unidos monitorados pela Northern Trust contabilizaram 0,2% de retorno médio dos investimentos no segundo trimestre deste ano, o que corresponde a uma queda em relação aos 4% de ganhos contabilizados no mesmo período de 2014.
De acordo com a empresa de serviços financeiros, houve grande divergência em relação à rentabilidade entre os diferentes tipos de plano no período. Os fundos de pensão públicos, por exemplo, tiveram retornos de 0,4%, enquanto planos corporativos ficaram negativos, com -1,6% de rentabilidade. Já as fundações e endowments encerraram o trimestre com 0,5% de ganhos.
“Gestores de ativos institucionais viram uma redução significativa em seus ganhos medianos no segundo trimestre. Para os planos corporativos, a maior alocação no mercado de títulos de longa duração tende a levar para baixo os retornos. Para os fundos públicos, sua maior alocação em capital privado e ações internacionais permitiu a obtenção de ganhos muito modestos. Já fundações e endowments foram suportados por fundos de hedge e private equity”, explica Bill Frieske, consultor sênior de desempenho do investimento da Northern Trust Investment Risk & Analytical Services.
Classes de ativos – No segundo trimestre, a classe de ativos com melhor desempenho nos EUA foi private equity, com retorno médio de 6%. Ações internacionais aparecem em seguida, com 5%. Já as ações domésticas ficaram em 2,6%, e fundos de hedge e real estate em 1,3%.