Drachma convoca assembleia para discutir soluções para Fidc com p...

13-05-2015  –  17:05:20

 

A Drachma Capital convocou os cotistas do Fidc Master LP BBIF para uma assembleia na próxima segunda-feira, 18, a ser realizada em São Paulo. Entre os cotistas estão diversos regimes próprios de previdência estaduais e municipais. Segundo a Investidor Institucional apurou, o fundo, que aplica em ativos lastreados em empreendimentos imobiliários, está enfrentando problemas com oito dos nove projetos investidos e deverá apresentar aos cotistas possíveis caminhos para “salvar” o veículo de sua liquidação antecipada. 

O Fidc Master acumula patrimônio em torno de R$ 260 milhões e tem pagado dividendos regularmente aos investidores. Entretanto, segundo informações de cotistas, o prazo de carência para resgate do total das aplicações está chegando ao fim e não poderá ser cumprido, visto que a maior parte dos empreendimentos ainda não gerou o retorno esperado. Neste sentido, uma das soluções que deve ser apresentada pela Drachma será a de prorrogar o prazo de carência.

Os problemas enfrentados na gestão dos empreendimentos vão desde atrasos no pagamento quanto na realização de obras e reformas. Entre os imóveis investidos estão um hotel em Belo Horizonte, um resort na Bahia e um centro administrativo em Brasília – cujo inquilino seria um órgão do governo estadual. Com as eleições e a mudança de governo, o órgão acabou desistindo da locação e o fundo precisa, agora, encontrar um novo cliente para garantir a receita do empreendimento.

Procurada, a Drachma ainda não se pronunciou sobre o assunto. A Investidor Institucional fez uma consulta na base de dados do Cadprev, sistema de informações online do Ministério da Previdência, e constatou que o Fidc possui pelo menos cinco regimes próprios como cotistas. O que mais possui cotas do fundo é o Iper (RR), que têm R$ 59,76 milhões aplicados, ou 23,3% do patrimônio do veículo. Procurados pela redação, os dirigentes do instituto não concederam entrevista.