22-04-2015 – 14:36:20
A BlackRock entrou em acordo com a Securities and Exchange Commission – Sec (comissão de valores mobiliários dos EUA) para pagar US$ 12 milhões e encerrar um processo no qual era acusada de faltar com seu dever fiduciário ao não divulgar informações de conflito de interesses. De acordo com comunicado da Sec, um dos principais gestores da empresa possui um negócio independente que conflitava com um dos fundos da BlackRock.
O gestor, Daniel J. Rice III, é sócio de uma empresa de petróleo e gás natural, a Rice Energy, que é um negócio de sua família, tendo investido US$ 50 milhões na empresa. A empresa formou, posteriormente, uma joint venture com uma companhia de carvão que, eventualmente, se tornou a principal holding do fundo de energia e recursos naturais da BlackRock, este gerido pelo próprio Rice.
A Sec apurou que a BlackRock sabia e havia aprovado o envolvimento de Rice na empresa Rice Energy, bem como na joint venture, no entanto as informações sobre o conflito de interesses para ambos os conselhos de administração não foram divulgadas. “A BlackRock violou sua obrigação fiduciária de eliminar o conflito de interesses criado pela atividade empresarial externa de Rice ao não divulgá-la para os conselhos de seus fundos e seus clientes “, disse Andrew J. Ceresney, diretor da divisão de execução da Sec, em comunicado.