18-12-2014 – 10:43:27
Criado em julho deste ano, o TecPrevi, plano de previdência administrado pelo fundo de pensão multipatrocinado da Mongeral Aegon, fechou acordo com mais duas novas patrocinadoras. A Reason Tecnologia e a Softplan ingressarão oficialmente na carteira da fundação no começo de 2015. A Reason trará 103 participantes ao plano, mas ainda não há estimativas de quantos novos beneficiários serão incluídos com a Softplan, empresa que possui mais de 1,5 mil empregados.
As parcerias representam um grande salto para o TecPrevi, voltado para empresas de tecnologia de Santa Catarina e que possui apenas 50 participantes, de 10 patrocinadoras, e um patrimônio líquido de R$ 34 mil. O fundo nasceu no final de 2013, como demanda da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), mas entrou em operações apenas em julho de 2014. A Data A é a consultoria responsável pela estruturação do fundo, cuja gestão pertence à Mongeral Aegon.
“Focamos, neste começo, em observar a demanda das companhias de tecnologia do estado para estruturar uma estratégia de abordagem de novas patrocinadoras. Até então, atuamos com empresas pequenas, que desenvolvem sistemas para dispositivos móveis, mas temos intenção de buscar as maiores a partir do ano que vem”, afirma Tulnê Vieira, diretor da Data A, empresa especializada em gestão de passivos e que tem a Mongeral Aegon como principal acionista.
A meta, segundo Vieira, é chegar a 3 mil participantes até o final de 2015. O plano, de contribuição definida, apresentou rentabilidade de 3,8% entre julho e novembro, ou 85% do CDI. “O patrimônio ainda é muito pequeno”, justifica. Entretanto, o rendimento chegou a bater o CDI em agosto e outubro. Ao todo, 46% dos investimentos estão alocados em ativos de renda fixa ligados à inflação, 49,4% em renda fixa atrelada a juros e 4,6% em renda variável.