Abvcap realiza seminário virtual voltado a fundos de pensão

05-08-2014  –  18:02:54

 

 

A Associação Brasileira Private Equity e Venture Capital (Abvcap) realizou nesta terça-feira, 5, um webcast sobre a diversificação de investimentos em private equity como uma opção para fundos de pensão que já implementam estratégias de Asset and Liability Management (ALM) e Liability Driven Investment (LDI).

Na ocasião, Maurício Wanderley, diretor de investimentos da Valia (fundo de pensão da Vale), explicou que o cenário econômico atual e as projeções futuras de taxa de juros faz com que as fundações busquem a diversificação dos investimentos. A própria Valia adotou uma estratégia de LDI, que são investimentos orientados ao passivo, passando a olhar para alocações que mudem o pagamento das obrigações futuras dos planos. “O foco não é mais nos ativos ou benchmark”, explicou.

Dentro desse contexto, o capital comprometido da Valia no segmento de estruturados do plano benefício definido (BD) é de cerca de 5% do total de recursos. Nesta carteira, a divisão é de 56% em private equity, 40% em infraestrutura e 4% em mezanino. “Construímos o portfólio com uma visão. Uma solução de LDI leva a uma curva mais eficiente, com retornos mais elevados e riscos menores”, disse Wanderley.

Everaldo França, sócio-fundador da consultoria PPS – Portfolio Performance, explicou que entre os entraves para se entrar no mercado de private equity está a dificuldade em fazer projeções sobre o desempenho e retorno desse tipo de investimento. “Quem vai fazer investimentos pontuais em alguns fundos tem dificuldade de tratar esse investimento pela média”, explica França.

Do lado das empresas de private equity, Marcelo Moraes, diretor executivo da gestora Capital Dynamics, reforçou que, a despeito de taxa de juros crescendo, diversificar o portfólio do fundo de pensão se trata de dar maior equilíbrio entre risco e retorno para a carteira. “Private equity é uma das classes de ativos disponível. E para facilitar o investimento nesse setor, fundos de fundos pode ser a melhor opção”, salientou.

Moraes explicou ainda que dentro do investimento de private equity é melhor diversificar com estratégias de investimentos primários, secundários e coinvestimentos do que apenas investir em um único fundo, pois diversificando, as chances de percentual de perda maiores dado o mau desempenho da carteira são reduzidas.