04-07-2014 – 11:12:00
Alemanha e França se enfrentam pelas quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 4. E no índice Melbourne Mercer Global de Previdência de 2013 (Melbourne Mercer Global Pension Index), os alemães levam a melhor, com nota geral 58,5, ante os 53,5 da França. Ainda assim, o sistema previdenciário dos dois países é bem parecido. A previdência social é predominante em ambos os países, com um bom nível de reposição, principalmente para salários mais altos, explica Eduardo José Correia, diretor da área de previdência complementar da Mercer.
De 2012 para 2013, a França apresentou queda em sua nota, principalmente por conta de taxação dos investimentos. “Os investimentos são taxados com imposto, e isso é um aspecto negativo no ranking”, diz Correia. “Além disso, o nível de contribuições é relativamente baixo. Os planos, em muitos países, quando são de benefício definido (BD), não têm nível de contribuição adequado, o que causa déficit e influencia o rating”.
A Alemanha apresenta nota um pouco melhor que a França, pois é mais comum a oferta de planos de previdência complementar entre a maioria dos empregadores. Ainda assim, o índice da Mercer avalia que seria necessário para o país elevar a pensão mínima para pensionistas de baixa renda e aumentar a participação da força de trabalho de trabalhadores com idade mais avançada. Além disso, diz o estudo, que é necessário melhorar a comunicação entre os fundos de pensão e seus participantes.