Mainnav

Boletim Macrofiscal traz projeções de PIB e IPCA

O Ministério da Fazenda aumentou a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 3,2% para 3,3%, com a previsão do IPCA avançando de 4,25% para 4,40% no mesmo período. Os dados constam do Boletim Macrofiscal, divulgado na última segunda-feira (18/11) pela Secretaria de Política Econômica (SPE).
“A mudança na projeção reflete pequenas revisões nas estimativas de crescimento para o setor agropecuário e de serviços. Na margem, a perspectiva é de desaceleração no ritmo de crescimento, principalmente em função da forte expansão observada no segundo trimestre”, explicou a SPE.
Para 2025, a estimativa de crescimento do PIB manteve-se em 2,5%. A SPE atribui o menor crescimento no próximo ano à perspectiva de um novo ciclo de aumentos na taxa Selic, os juros básicos da economia, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
Já a estimativa de IPCA para 2025 avançou de 3,3% para 3,6%, “a fim de incorporar maiores efeitos inerciais, o aumento esperado para a inflação de proteínas animais, reverberando as perspectivas para o ciclo de abate de bovinos, e os impactos da depreciação cambial mais recente”.