Mainnav

Spectra e Visão Prev montam FIP “evergreen” para ativos ilíquidos

Renato AbissamraSpectraA Visão Prev, fundo de pensão dos funcionários da Vivo e outras empresas do Grupo Telefônica, e a Spectra Investments, gestora com R$ 7 bilhões de capital sob gestão, montaram o primeiro fundo de investimentos em participações “evergreen” com aporte de fundos de pensão. O fundo, batizado de Evergreen Spectra & Visão, nasce com o compromisso de investir em FIPs de diversas safras da gestora.
Serão R$ 35 milhões iniciais no Spectra VI e reinvestimentos sequenciais em fundos das futuras safras, como o Spectra VII, Spectra VIII e assim por diante. Dessa forma, a Visão Prev terá exposição constante e aderente ao target de alocação em ativos alternativos. A Spectra ficará responsável pela monitoração da taxa de reinvestimento e controle das chamadas de capital e amortizações.
Para o sócio e head de relações com investidores da gestora, Renato Abissamra, o lançamento vai ao encontro da “tendência global de criar veículos evergreen que proporcionam maior eficiência na gestão de programas de investimento em ativos ilíquidos”. Ainda segundo ele, “nesse modelo, os gestores assumem a responsabilidade de administrar continuamente a taxa de reinvestimento, garantindo a diversificação em diferentes safras e os ganhos compostos, que fazem muita diferença no longo prazo".
Para o diretor de investimentos e finanças da Visão Prev, Gustavo Araújo, “a classe de alternativos ilíquidos vem sendo monitorada há mais de cinco anos pela entidade, dentro de um processo de amadurecimento do conhecimento dos ativos investidos e sua dinâmica”. Segundo ele, “utilizar um veículo evergreen, em que se pode concentrar a gestão de diferentes safras, foi fator importante em nossa decisão de alocar recursos nessa classe”.