Em fato relevante publicado nesta terça-feira (11/1) a empresa Americanas SA comunicou a ocorrência de inconsistências contábeis de cerca de R$ 20 bilhões nos balanços da companhia. “Foram detectados inconsistências redutores da conta de fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo 2022”, diz o fato relevante.
Segundo a nota da empresa, “neste momento, não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da Companhia”. Em virtude dessas inconsistências, o diretor presidente Sergio Rial e o diretor de relações com investidores André Covre, que haviam tomado posse no último dia 2 de janeiro, comunicaram sua decisão de não permanecer na Companhia.
Foi nomeado para os cargos de diretor-presidente e diretor de relações com investidores, interinamente, o executivo João Guerra, vindo das áreas de tecnologia e recursos humanos e sem envolvimento anterior com a gestão contábil ou financeira da companhia.
Além disso, o Conselho de Administração decidiu criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que ocasionaram as referidas inconsistências contábeis, que terá os poderes necessários para a condução de seus trabalhos.