O Conselho Deliberativo da Previnorte, fundo de pensão dos funcionários da Eletronorte e outras empresas do setor elétrico, aprovou em reunião extraordinária realizada na última segunda-feira (13/1) a compra de tÃtulos públicos federais do tipo NTN-B, com marcação na curva (levados à vencimento), para os planos de Contribuição Definida (CD) 01-B, 02-B e 03-B. A fundação não informa o valor dessas aquisições.
A nova estratégia de alocação direta em tÃtulos públicos marcados na curva, em conformidade com a Resolução CNPC 61, será adotada em substituição à criação de um novo fundo restrito com mandato de renda fixa crédito privado, que estava planejado. Segundo a fundação, entre as vantagens da substituição estão as altas taxas de juros pagas pelos tÃtulos públicos, a eficiência de custos, a redução da volatidade nas cotas e a diversificação e hedge da operação.
Ainda de acordo com a Previnorte, “a estratégia ajuda a mitigar o risco de reinvestimento, garantindo fluxos de caixa escalonados para melhor atender à s obrigações futuras de pagamentos de benefÃcios. Merece destaque, ainda, o fato de que os cupons semestrais pagos pelos tÃtulos contribuirão para manter a liquidez necessária dos planos no curto prazoâ€.