Para entender o ranking Top Atuarial – Regimes próprios – Edição 239
Este ranking apresenta as informações dos institutos de previdência estaduais e municipais, num total de 88 regimes próprios. Para entender os perfis de cada um, leia nos parágrafos abaixo o significado de cada abreviatura usada, assim como o significado dos números que acompanham o nome de cada dirigente:
No item investimentos, o primeiro número expressa o volume, em reais, da carteira de investimentos. Abaixo, o ranking traz a informação da parcela de cada modalidade de aplicação na carteira. Dessa forma, as abreviaturas “RF”; “RV”; “IE”; “IM”; “EP”; e “O” significam, respectivamente, “Renda Fixa”; “Renda Variável”; “Investimentos Estruturados”; “Imóveis”; “Empréstimos aos Participantes”; e “Outros”.
No item rentabilidade, o primeiro número refere-se ao rendimento total no ano. Abaixo, há indicações das rentabilidades das carteiras de “RF”; “RV”; “IM”; e “RO”. A linha inferior mostra os principais gestores terceirizados contratados e o porcentual da carteira que conta com gestão própria e terceirizada.
Uma inovação em relação às versões anteriores do ranking é a publicação da política de investimentos, que representa a tendência apresentada para a estratégia das aplicações. Dessa forma, o ranking não trata apenas de um raio-X da posição de 31 de dezembro de 2011, mas aponta a estratégia perseguida ao longo de 2012/2013 para a geração de valor.
Os dados apontam, grosso modo, se havia intenção de manter, estudar, reduzir ou ampliar o peso de cada segmento na política de investimentos. Dessa forma, os símbolos >>>; >>; ~>; <>; ~<; <<; e <<< representam, respectivamente, a intenção de ampliar fortemente; ampliar moderadamente; estudar investimentos; manter; estudar desinvestimentos; reduzir moderamente; e reduzir fortemente.
O ranking informa também os ativos que compõem o patrimônio dos RPPS, além dos investimentos financeiros, como direitos de royalties e outros direitos, indicando o patromônio total do instituto. Informa ainda a meta atuarial do RPPS e o número total de participantes, especificando abaixo o percentual de ativos e de aposentados.
Na sequência, o ranking informa se o RPPS é estadual ou municipal, a unidade da federação ou do estado que representa, e a data da sua criação. A seguir, informamos os nomes do presidente, diretor de investimentos e diretor de benefícios, seguidos do ano em que ele assumiu o cargo e da informação se é ou não participante do instituto.