Para entender o Guia – Edição 260
– O Guia de Fundos Imobiliários foi elaborado pela Aditus Consultoria Financeira com base em informações extraídas do banco de dados da Economática .– Foram analisados somente fundos negociados na BM&F Bovespa, com histórico de cotas de 12 meses na data de 31 de março de 2014. Excepcionalmente, no caso de fundos de fundos, a análise foi feita com base no histórico de 6 meses pois essa classe possuía apenas 2 fundos com histórico de 12 meses.– As listas Top 5 refletem os melhores desempenhos dos fundos por segmentos e sub-segmentos, no período de 6 meses para o segmento fundos de fundos e 12 meses para os demais segmentos e sub-segmentos.
Os fundos foram divididos em 4 segmentos para efeitos de análises, classificações e elaboração dos Top 5:– Segmento Renda – fundos com participação em imóveis cujo objetivo é a locação. Possui os seguintes sub-segmentos: Agências bancárias; Condomínio logístico; Lajes corporativas; Shopping centers; e Outros.– Segmento Recebíveis – fundos que aplicam em ativos securitizados de empreendimentos imobiliários residenciais e/ou comerciais, como CRIs.– Segmento Fundos de Fundos – fundos que compram cotas de outros fundos.– Segmento Desenvolvimento – fundos que investem em negócios do setor imobiliário ainda não maduros, possuindo natureza de risco semelhante a um fundo de private equity.
O Guia utiliza os seguintes indicadores:– Valor de mercado – trata-se da capitalização de mercado, ou seja, preço negociado multiplicado pela quantidade de cotas.– Patrimônio Liquido – Dado contábil extraído do balanço do FII, e representa a somatória da avaliação contábil dos ativos integrantes do fundo. – VM/PL – Indicador que mede eventuais distorções de preços, dividindo-se o valor de mercado pelo patrimônio líquido. Quanto mais abaixo de 1 for o VM/PL mais a ação está depreciada e quanto mais acima de 1 estiver mais estará supervalorizada.– Retorno em % – Comparação da cota ajustada (ex-dividendos) em 2 momentos distintos.– Dividend yield – Mede a rentabilidade dos dividendos pagos ao cotista de um FII em relação aos preços deste FII em tempos distintos.– Quantidade de negócios – números de negócios observados em determinada janela de tempo.– Presença em Bolsa – trata-se da frequência, ou melhor dizendo, o numero de vezes em que um FII negociou cotas em determinado tempo.– Volume negociado – volume de negócios observados em determinada janela de tempo. – Volume médio negociado – volume de negócios observados em determinada janela de tempo dividido pela janela de tempo.– TIR – retorno global de um FII, pois considera tanto a valorização da cota como o dvd yield percebido em determinado tempo.