Mercado de trabalho fraco nos EUA impulsiona Ibovespa

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,81% nesta quinta-feira (4/9), aos 140.993 pontos, impulsionado pela perspectiva de desaquecimento do mercado de trabalho nos Estados Unidos, indicados pela criação de vagas abaixo do esperado e pelo aumento dos pedidos de seguro-desemprego. O desaquecimento do mercado de trabalho pode levar o Federal Reserve (Fed) a cortar os juros já neste mês.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmou que os riscos de enfraquecimento no mercado de trabalho americano aumentaram. Ele destacou que as condições de emprego retornaram a níveis semelhantes aos anteriores à pandemia.

A Vale subiu 10,20%, enquanto Petrobras teve desempenho misto: ON avançou 0,48% e PN fechou estável. Nos grandes bancos, os ganhos chegaram a 2%, com destaque para Bradesco (ON +2,13%, PN +2%).

Já o dólar fechou o dia em queda de 0,11% frente ao real, a R$ 5,44. O mercado aposta numa probabilidade superior a 90% de corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros americana na reunião de 17 de setembro. Juros mais baixos nos EUA tendem a reduzir a atratividade do dólar, o que favorece moedas emergentes, como o real.