Ibovespa fecha com pequena alta de 0,59%; dólar cai 0,49%
O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,59% nesta segunda-feira (21/7), aos 134.166,72 pontos, com sinalizações vindas do governo de que não pretende retaliar os Estados Unidos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo está negociando com a equipe do governo do presidente Donald Trump.
Além disso, a pequena alta foi estimulada por uma recomposição técnica, após o índice acumular perdas por vários dias seguidos. O desempenho da Bolsa também foi influenciado por uma acomodação dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries), que vinham pressionando os mercados desde o início do mês.
Já o dólar fechou o dia em queda de 0,40% frente ao real, a R$ 5,56. A queda da moeda norte-americana ocorreu tanto frente a moedas fortes (com o índice DXY caindo 0,6%) quanto frente a divisas emergentes, com exceção do peso colombiano. O câmbio foi influenciado por incertezas em torno da política tarifária dos EUA e pela pressão da Casa Branca sobre o Federal Reserve (Fed).