Ibovespa e dólar fecham o dia andando de lado

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou com um pequeno recuo de 0,10% nesta terça-feira (22/7), aos 134.035,72 pontos, refletindo a cautela dos investidores diante do impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos na questão das tarifas.
Além da questão comercial, também contribuiu para o comportamento defensivo dos investidores a expectativa em relação às taxas de juros do Brasil e dos Estados Unidos, a serem definidas na próxima semana pelas autoridades monetárias de ambos os países.
Já o dólar fechou o dia em leve alta de 0,04% frente ao real, a R$ 5,57. A ausência de sinais concretos sobre um possível diálogo entre Brasil e Estados Unidos para amenizar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto, limitou o avanço do real frente ao dólar.
As declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que “a guerra tarifária vai começar quando eu der uma resposta ao Trump, se ele não mudar de opinião”, aumentaram a tensão no mercado.
No mesmo dia, o senador americano Lindsey Graham sugeriu que os Estados Unidos poderiam impor tarifas de 100% sobre países que continuarem comprando petróleo da Rússia, citando Brasil, China e Índia.