Ibovespa cai mais de 1% após acordo dos EUA com UE
O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,04% nesta segunda-feira (28/7), aos 132.129,26 pontos, traduzindo o pessimismo dos investidores em relação à implementação das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA, prevista para ocorrer a partir de 1º de agosto. O anúncio do acordo entre o país norte-americano e a União Europeia, no domingo, gerou receio de que o Brasil fique isolado nas negociações.
A Vale caiu 0,97%, acompanhando a baixa do minério de ferro. Já a Petrobras teve desempenho misto, com PETR3 caindo 0,06% e PETR4 subindo 0,13%.
Já o dólar fechou o dia em alta de 0,5%, a R$ 5,59. O acordo comercial firmado entre Estados Unidos e União Europeia resultou num movimento de valorização global do dólar. O índice DXY, que mede a força da moeda americana contra uma cesta de divisas fortes, subiu mais de 1%, atingindo 98,639 pontos.
Por outro lado, a percepção de que o Brasil não está entre as prioridades do governo norte-americano pressiona a divisa. Apesar dos esforços diplomáticos, autoridades brasileiras avaliam que o Brasil deve ficar isolado após o acordo entre EUA e UE.