Schroders comunica o encerramento das suas atividades no Brasil

A Schroders comunicou ao mercado brasileiro nesta quarta-feira (4/9) que, como parte de um programa de transformação global e revisão de estratégias, o grupo tomou a decisão de encerrar as atividades de seu escritório no Brasil, localizado em São Paulo. O processo de encerramento das atividades no Brasil será “ordenado e gradual”, devendo ser concluído até o segundo trimestre de 2026.

A decisão foi tomada a nível global e, segundo o comunicado, “visa posicionar a Schroders para um crescimento sustentável e de longo prazo, otimizando recursos, aumentando a escalabilidade, simplificando nosso modelo operacional global e garantindo que continuemos a atender às necessidades dos clientes em um cenário de investimentos em constante evolução”.

Para assumir os fundos locais com gestão ativa a Schroders está propondo a Riza Asset e para assumir os feeder funds internacionais (incluindo investment solutions) está propondo a Gama Investimentos. O comunicado ressalta que “cada gatekeeper, distribuidor ou cliente final, quando aplicável, mantém a decisão final sobre a transferência de seus fundos para terceiros ou sua liquidação”.

A Fundação Elos, dos funcionários da Eletrosul, que tem um fundo exclusivo de R$ 88,9 milhões gerido pela Schroders, já comunicou estar abrindo processo de seleção de gestor para assumir o fundos (para saber mais, veja matéria ao lado ou clique aqui)

O comunicado da Schroders afirma ainda que “até que ocorra qualquer transferência ou liquidação, a Schroders Brasil continuará a gerir os ativos dos clientes normalmente, ajudando a garantir a continuidade e a estabilidade para todos os investidores”.